quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

VINAGRE DE MAÇÃ E SEUS BENEFÍCIOS








Origem

A palavra vinagre deriva do termo francês "vinaigre", que quer dizer "vinho azedo".

-Existem diversos tipos de vinagres produzidos dependendo do tipo de material usado na fermentação alcoólica (sucos de frutas, xaropes contendo amiláceos hidrolisados).

A produção do vinagre envolve dois tipos de alterações bioquímicas:

1 - uma fermentação alcoólica de um carboidrato;

2 - uma oxidação do álcool até ácido acético.

Utilidades

Vinagre para temperar, esterilizar, amaciar, neutralizar odor.
Mais que dar sabor aos alimentos, o ácido acético tem funções que podem facilitar o dia-a-dia e diminuir o orçamento doméstico.

Propriedades curativas

A cura para uma série de males pode estar num dourado, singelo, mas poderoso líquido, que na maioria das vezes nos passa despercebido: o vinagre de maçã natural, aquele vinagre feito da maçã in natura, com um pouco de açúcar mascavo (para enriquecer com os seus nutrientes preciosos e dar um excelente aroma ao produto final) e água microfiltrada. O vinagre de maçã natural extrai todos os minerais da maçã e do açúcar mascavo.

Um vinagre de maçã natural carregado de substâncias “vivas”, sem conservantes, essências ou corantes, não pasteurizado ou esterilizado, nutritivo é um poderoso coadjuvante nos processos fisiológicos e bioquímicos do corpo.
Os benefícios atribuídos ao vinagre são quase miraculosos, para a saúde, quando provém do vinagre de cidra.
Ele contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de ácidos essenciais, complexos multi-vitamínicos e várias enzimas como a pectina (boa para o coração) que auxilia nos processos digestivos, reduzindo extraordinariamente o colesterol e outras gorduras densas.
Umas das razões da vitalidade do vinagre de maçã, é que ele associa minerais como o fósforo, cloro, sódio, magnésio, cálcio,enxofre, ferro e ácido fólico(auxiliar no combate à anemia), flúor, silício e traços de diversos outros ao potássio. Possui elementos antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis pela decrepitude do corpo.
Possui qualidades anti-sépticas (mata os micróbios infecciosos) e antibióticas (contêm bactérias inimigas dos microorganismos deletérios).
Ele ajuda também na absorção dos nutrientes pois tem propriedades muito parecidas com a química do suco gástrico secretado pelo estômago e, ao mesmo tempo, combate bactérias do aparelho digestivo; evita a obstipação, apontada como a principal causa de muitas doenças, ajudando na eliminação de substâncias tóxicas, produto da má alimentação e poluição ambiental, que se alojam no intestino e fígado.
Médicos naturalistas recomendam que se faça uso de duas colheres das de sopa de vinagre de maçã natural misturado à água antes ou após as refeições regularmente, para evitar intoxicações alimentares, ou deter um processo de intoxicação em andamento.

Se o vinagre de maçã é benéfico em todas as idades, como elemento preventivo de acúmulo excessivo de cálcio e substâncias terrosas obstrutoras do sistema, mais útil ainda é para aqueles que em todas as circunstâncias, já se aproximam ou se encontram na velhice, e ou estão doentes.

Curiosidades

Na Roma antiga, por exemplo, as famosas legiões romanas sempre tomaram o cuidado de transportar o vinagre em odres, pois sabiam da importância dessa dieta ácida, a qual tornava os soldados fortes, resistentes, e imunes aos ataques das doenças e fadiga.
Hipócrates, o pai da medicina, recomendava o realinhamento dos corpos vertebrais para o perfeito funcionamento dos órgãos e dosagens de vinagre de maçã para manter a plenitude física, evitar doenças e rejuvenescer o corpo.
Havia citações correntes na época em Roma, que se referiam aos “homens bebedores de vinagre”, os quais eram imunes às doenças e pareciam não envelhecer.
Na China também era comum o uso do vinagre.

O doutor D.C. Jarvis , escritor de livros de medicina popular, afirma em seu famoso livro, best seller, “ Folk Medicine – A Vermont Doctor's Guide to good Health” , que as enfermidades como: artrite, osteoporose, reumatismo, pressão alta, gota, bursite, arteriosclerose, infartos, derrames, fadiga crônica, dores de cabeça crônicas, diabetes, rinites, e outras doenças degenerativas, têm a mesma origem: acúmulo de cálcio no sangue .

Em suas observações e experiências chegou a conclusões seguras e revolucionárias: começou verificando que as chaleiras onde se fervem água, formam com o tempo, dura camada no fundo – resultado da precipitação de sais, cloretos, etc., e que, essa crosta, sob o efeito de vinagre de maçã, se dissolve, deixando a chaleira como nova.
Igualmente comprovou que, mergulhando cascas de ovos em líquido de vinagre de maçã, estas se dissolvem lentamente.

Investigou ademais, que pessoas que usavam o vinagre de maçã, eram muito mais saudáveis que as demais, e pareciam imunes as enfermidades e apresentavam uma extraordinária resistência física. Observou, em Vermont, pessoas com mais de noventa anos, algumas com mais de cem anos de idade, trabalhando nas roças horas a fio sem apresentar grandes esforços, demonstravam vigor, bom ânimo, uma bela postura e excelente formação óssea, e que diziam não adoecer.

Desse modo, e por outras vias, o doutor Jarvis chegou à conclusão de que o mesmo sucede com o corpo humano quando se toma o vinagre de maçã natural com água e mel, já que ele possui a faculdade de dissolver o cálcio excedente acumulado no organismo, permitindo que, ao absorvê-lo, os ossos se tornem mais fortes, menos expostos às fraturas e, sobretudo, em condições de ajudar na formação de tecidos mais elásticos, flexíveis, em favor do rejuvenescimento.

Assim, o mencionado médico fundamentou sua teoria no seguinte: nosso sangue pode ser de formação ligeiramente ácida ou alcalina. Isso depende em grande parte, da alimentação que habitualmente ingerimos.

Aponta ele outros motivos: diz, por exemplo, que o clima frio, favorece o aumento de alcalinidade do sangue; que as preocupações, o medo, a ira, bem como toda a atitude e comportamento emocional negativo têm o mesmo efeito. Desse modo, contribuímos para o aumento da alcalinidade sanguínea, desregulando o pH do sangue.

Em suas experiências, percebeu o valor extraordinário do vinagre de maçã natural no tratamento e prevenção de doenças, chegando a conclusões surpreendentes e esclarecedoras.
Notou a relação intima do potássio contido no vinagre de maçã natural com a saúde.
A medicina popular do Vermont sustenta que o potássio é o mais importante dos minerais – o mineral dos “deuses”.
O que o cálcio é para os ossos, o oxigênio para os pulmões, é o potássio para o sistema nervoso.
O potássio é tão necessário à vida de qualquer ser, que sem ele não haveria vida. Ele é a ponte bioquímica que atrai os nutrientes para dentro das células.
Esse mineral nunca é encontrado isolado, está sempre associado a um ácido: observou, por exemplo, que o cálcio é solúvel quando em contato com um ácido como o do vinagre de maçã.
Concluiu que o cálcio se precipita em meio alcalino e se dissolve em meio ácido.
O cálcio excedente é um dos principais agentes endurecedores e obstrutores.

A literatura médica nos diz que toda a gama de reação fisiológica do líquido extracelular tende para a alcalinidade.
O sangue representa um quarto do líquido extracelular.
O sangue tem sempre uma reação alcalina.
Se esta alcalinidade for aumentada, ele engrossa e precipita os seus sólidos em pequenos flocos, formando os depósitos de cálcio.
As paredes dos pequeninos vasos arteriais permitem a passagem da parte fluídica do sangue, da mesma forma que a tinta passa através do mata-borrão.
Os pequeninos coágulos obstruem alguns capilares e, depois de algum tempo, há uma retenção de sangue, com o conseqüente aumento da pressão arterial e posteriormente deposição de cálcio e outras substâncias minerais.

Por outro lado, têm-se inúmeras provas de que o potássio controla o aproveitamento do cálcio no nosso organismo.

Tomando o vinagre de maçã natural carregado de potássio apressa-se a consolidação ou o fortalecimento de um osso fraturado ou desmineralizado.
A falta de potássio na dieta compromete a estatura dos indivíduos, sua ausência também provoca o enrijecimento da musculatura, das partes moles do corpo, os cabelos caem, a pele enruga, as unhas se quebram, as artérias se entopem e perdem sua elasticidade ou flexibilidade, e os ossos se desmineralizam e enfraquecem.

Através da dieta ácida do vinagre de maçã natural observamos que se a urina estava alcalina fica ácida, aliás, o ideal é manter sempre o pH da urina ligeiramente ácido (em torno de 6,4 pH), pois a dieta alcalina indica que os fluidos do corpo, principalmente o sangue, estão se espessando.

O sangue faz uma volta completa no corpo humano em 23 segundos, e ele está então impregnado de ácido.
Inundando o seu sangue com um ácido como o vinagre de maçã natural e seu potássio contido, fará com que qualquer depósito de cálcio se desfaça e circule de novo para depois ser eliminado pela urina principalmente.
Esse método, repetido todo dia, livrará os canais circulatórios de depósitos calcáreos depois de algum tempo.

A obesidade e o emagrecimento segundo a medicina popular do Vermont

A obesidade é hoje uma pandemia mundial alarmante, pois morrem mais pessoas no mundo de doenças decorrentes do excesso de comida do que aquelas que passam fome.
Entretanto, a obesidade é tratada no Vermont com o vinagre de maçã natural que elimina o excesso de gorduras naturalmente.
Assim, “é possível emagrecer fiando-se na fita métrica, não, porém na balança”.
É que as alterações sofridas pela estrutura óssea e pelos tecidos orgânicos, inclusive os músculos, podem contrabalançar a perda da gordura. Quando o peso de uma pessoa excede do normal, pode bem ser devido a uma quantidade excessiva de materiais assimilados e depositados como gordura, e evidentemente, a uma vida sedentária.

Há diversos modos de saber se o peso está normal.
No Vermont se diz o seguinte: “ a medida da base do pescoço deve ser duas vezes a do pulso.
A medida da cintura é o dobro da medida do pescoço”.

Se a medida da cintura for maior do que a do tórax ou se houver propensão para a papada, a medicina regional do Vermont lança mão do vinagre de maçã natural para eliminar o excesso de gordura, pois este atua de maneira rápida, mudando a temperatura das gorduras adicionais fazendo com que se queimem dentro do organismo e que depois sejam eliminadas pela urina e fezes.

Afirma o doutor Jarvis que é indispensável uma dieta integral, com a ingestão de alimentos “vivos” e em quantidades adequadas, evitando a gula.
Uma disciplina alimentar é um dos mais eficientes ingredientes para a felicidade, pois ninguém pode fazer nada com o corpo doente.

Assim, se um homem tiver o abdômen saliente, voltará ao normal no espaço de dois anos.
O vinagre de maçã natural terá tornado possível a eliminação da gordura, em vez do seu armazenamento e o conseqüente aumento de peso.
O vinagre de maçã natural é um complemento maravilhoso nas dietas de emagrecimento.
Cumprido diariamente, este tratamento contra a obesidade, que além de simples é muito eficaz, plenamente natural e saudável; em dois anos o corpo volta adquirir o peso ideal.

Como usar o vinagre de maçã natural

Em um copo, coloque uma colher das de sopa de vinagre de maçã, adicione uma colher das de sopa de mel de abelha, complete com água destilada ou filtrada.
Bata bem, até misturar.
Tome antes das principais refeições.
O vinagre de maçã também pode ser tomado apenas com água.

E qual é a dose necessária?

Vejamos : diariamente às refeições, ou entre elas, bater bem uma colher de sopa de vinagre de maçã, com uma colher de chá de mel de abelha, ou apenas água tomando em seguida.

Afirma o doutor D.C. Jarvis que, após três meses desse tratamento (exceto se a calcificação for muito antiga, pode demorar um pouco mais sua atuação), o sangue volta a adquirir a natural acidez dissolvendo o cálcio excedente aderido nas articulações e desobstruindo as artérias e vasos sanguíneos.

Paralelamente, a pessoa experimenta uma sensação de bem estar; a digestão é favorecida, produz um sono reparador e o aumento da vitalidade física, combatendo a fadiga crônica.
Desaparecem os gases intestinais, o amargor da boca e restabelece-se a energia vital em todo o organismo.
Pessoas que sofrem de hemorróidas podem sentir depois de algumas semanas, tomando o vinagre de maçã, o mal regredir até desaparecer.

A vista melhora consideravelmente devido ao processo purificador do sangue.
Os sintomas de tonturas também desaparecem com a dieta ácida do vinagre de maçã.
Ademais, verifica-se um vigoroso crescimento e fortalecimento dos cabelos, como conseqüência também, observa-se um emagrecimento natural, a pele volta a adquirir sua jovialidade e beleza.
Os dentes se fortalecem e desaparece o mau hálito.

Pessoas sujeitas a freqüentes dores de cabeça (cefaléias), vêem cessar esses incômodos, tomando três vezes ao dia, uma colher das de sopa de vinagre de maçã com água e mel, pois isso assegura resultados magníficos.

O tratamento do artritismo: Notou o doutor DC Jarvis o efeito extraordinário na cura do artritismo.

Por exemplo: O leite extraído de uma das tetas de uma vaca era tão grosso que com a máquina de ordenhar não sairia. Tentando diluir o leite, o fazendeiro passou a pôr 50 gramas de vinagre de maçã em ambas as rações diárias. O animal gostou tanto do vinagre que ficava lambendo a manjedoura. Depois, ele aumentou para cem gramas em cada ração.
O leite afinou e o artritismo desapareceu definitivamente. No inicio do tratamento a vaca produzia cinco litros de leite por dia - e passou para quase quinze litros.
Outro fazendeiro que sofria de artritismo na nuca e no pescoço disse que antes de começar a tomar dez colheres de chá num copo de água, a cada refeição, tinhas todas as articulações doloridas.
Com a ingestão diária, várias vezes ao dia, o mal foi regredindo paulatinamente até desaparecer.
Além da inchação, sofria de dores nas articulações, mas depois de algum tempo com esse tratamento, tudo regrediu e finalmente desapareceu por completo.

Para os que sofrem de artrite nos dedos :

Além de tomá-lo com água ou mel, deve-se submergi-los no vinagre de maçã quente, durante dez minutos.
Com esse tratamento, depois de certo tempo, desaparecem a dor e a deformação.


Receita caseira para problemas como artrite, artrose, dores na coluna, problemas ósseos, Problemas de rinites, bronquites, sinusites etc...

Ingredientes: 2 ovos caipiras; 1 xícara de chá de vinagre de maçã; mel

Modo de fazer: Bater no liquidificador os ovos com o vinagre. Acrescentar a medida que der (depende do tamanho dos ovos- por volta de 1 xícara e meia ) de mel e misturar. Colocar num pote de vidro (pote para 1/2 lt) e deixar na geladeira.

Modo de Usar: Tomar uma colher de sopa pela manhã em jejum, durante 30 dias. Aguardar de 10 a 15 minutos para tomar o café da manhã. Parar 30 dias. Repetir mais duas vezes, respeitando os intervalos de 30 dias.

Observação: Essa receita dá para duas pessoas tomarem durante 30 dias. A validade do elixir é de 30 dias tb. Ou seja, a cada repetição do remédio, deve-se fazer uma nova receita.
Contra indicação: Pessoas com diabetes e com gastrite ou úlcera. OS RESULTADOS ESTÃO SENDO INCRIVEIS!!!


Dores de cabeça crônica:

As dores de cabeça crônicas são atribuídas aos olhos, ao estômago, aos rins, ao fígado e a sinusite.
O doutor Jarvis durante vários anos - apurou com ajuda de pessoas que sofriam de enxaqueca – que esta aparecia quando havia uma reação urinária ácida ou alcalina.
Quando a urina estava ácida, as enxaquecas eram menos freqüentes, mais brandas, ou desapareciam.
Dessa forma, recomenda o doutor Jarvis que as pessoas que sofrem desse mal necessitam conhecer os fatores que alcalinizam a urina e então combatê-los, ou seja, necessitam corrigir sua dieta para mais ácida, com a ingestão de folhas vegetais, frutas e, usufruir os benéficos ácidos do vinagre de maçã natural.

Dores de garganta:

O remédio mais aplicado pela medicina popular do Vermont para inflamação da garganta é o gargarejo com o vinagre de maçã natural:
Aliás, muitos profissionais do palco, atores, professores, oradores, locutores fazem uso do vinagre de maçã diariamente. Fazem o gargarejo com uma colher de chá num copo d’água para limpar e proteger a garganta e as cordas vocais.
Surpresa é que este tratamento liquidou a contaminação produzida por streptococcus, em 24 horas num paciente.
Verificou o doutor Jarvis que a membrana formada sobre as amídalas desaparecia em dez horas.

Nas afecções reumáticas:

A real origem desta doença está no sangue impuro, nas toxinas que não foram eliminadas e na deficiente função dos diversos órgãos; num antinatural regime alimentar ou devido a cargas hereditárias.
Portanto a cura do reumatismo é obtida pela purificação do organismo em geral, de modo que a pele e a circulação sanguínea reacionem devidamente ante as bruscas mudanças de temperaturas.
Aconselha fazer a ingestão diária de vinagre de maçã natural tomando duas colheres com água e mel.
Nas afecções reumáticas locais recomendam-se compressas quentes de vinagre de maçã.

Proceda-se da seguinte forma: aquecer duas xícaras de vinagre de maçã, usando um pano grosso, preferivelmente lã, para que se conserve o calor.
Fazer a aplicação local, três vezes ao dia, se possível a intervalos regulares.

Hipertensão:

Poucos problemas têm tanta gravidade como a hipertensão, sendo indicadora de males ainda mais graves como as cardiopatias, derrames, crise renal, etc.
Há uma ligação com os estados emocionais e o meio ambiente. Que faz a medicina popular do Vermont no caso de hipertensão?
A Natureza indica uma alimentação rica em carboidratos, composta por frutas, brotos, folhas comestíveis e mel, em vez de uma alimentação rica em proteínas e composta de ovos, carne, leite, queijo, ervilhas, feijão e nozes, etc.
Esse tipo de alimentação provoca o aumento considerável da alcalinidade do sangue, exceto se há um contrabalanço com a ingestão de ácidos como o vinagre de maçã natural, e outros alimentos igualmente ácidos.

Logo ao acordar verifique o pH da urina com a ajuda da fita de tornassol, e veja se está ácida ou alcalina.

Sendo alcalina deve-se aumentar a dosagem ácida de vinagre de maçã até que a urina fique ácida, o que indica que o sangue esta fluindo e não estamos correndo o risco de provocar depósitos de cálcio no sistema arterial, provocando a hipertensão arterial.

Para acne, espinhas, pruridos da pelo do rosto e uso cosmético:

No Vermont, o vinagre de maçã natural é também utilizado como um eficaz e excelente higienizador e cicatrizante, removendo impurezas e ajudando maravilhosamente na cicatrização de espinhas, combatendo a acne, pruridos, deixando a pele como nova.

Para isso, faça o seguinte:
umedeça um pedaço de algodão em vinagre de maçã natural puro e proceda à limpeza do rosto. Notará que a pele ficará limpa, macia, higienizada e melhora na sua cicatrização.
Em seguida aproveite para massagear o rosto e os cabelos com o líquido de vinagre de maçã natural puro ou misturado em pouca água, o que devolverá a acidez natural da pele fazendo com que o sangue irrigue a sua superfície, dando ao rosto um aspecto vivo, agradável e deixa a pele macia como seda, além de protegê-la de bactérias nocivas do ar.

No banho é bom evitar sabonetes alcalinos que tornam a pele pálida, sem vida e sujeitas ao ataque de bactérias alcalinas.
A pele cuja reação é alcalina está sujeita a pruridos e a bactérias nocivas.

Coceira na cabeça ou no corpo é um pedido para que você deixe de usar sabonete ou xampu alcalinos e passe a usar outro agente de limpeza neutro.

No caso do homem, se a cabeça coça, basta despejar uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água, mergulhar o pente nessa solução e pentear o cabelo, repetindo isso até que o cabelo fique bem úmido.

Aproveite para misturar ao seu xampu um pouco de vinagre de maçã natural. Esse tratamento tornará os cabelos resistentes, sedosos e brilhantes, livres de lêndeas ou gorduras que se desprendem.

Há pessoas que utilizam o vinagre de maçã natural durante o banho, despejando na banheira um copo do vinagre. Em outros casos, pode-se passar o vinagre de maçã natural diretamente na pele com a ajuda de algodão.

A diabete:

Para o tratamento da diabete elimine de sua dieta o açúcar refinado, cristal e seus derivados, e tome três colheres de vinagre de maçã natural diariamente.

Para retrair varizes:

Friccione vinagre de maçã puro sobre as varizes, pela manhã e à noite.
Após um mês, irá notar a retração das mesmas.
Além da aplicação externa, deve-se tomar duas colheres de chá em um copo de água duas vezes ao dia para refinar o sangue e aliviar a pressão sobre os vasos e artérias.

Contra indicação:

Não foi observado qualquer efeito prejudicial à saúde até o presente momento. Entretanto, recomenda-se seja tomado com parcimônia e assiduidade, seguindo a prescrição certa para cada caso.
As pessoas não habituadas à dieta ácida devem iniciar apenas com uma colher das de sopa de vinagre de maçã natural e uma colher das de sopa de mel de abelha (natural) misturado à água (copo duplo cheio).
Preferindo adicione apenas água, aumente gradativamente a dosagem até duas ou três vezes ao dia ou mais dependendo de cada caso.

FAÇA O TESTE COM O PAPEL DE NITRAZINA
(fita de tornassol ou pH)

Ao acordar, a primeira coisa a fazer é medir o pH da urina com a ajuda da fita ou papel de nitrazina.

Um índice de boa saúde é quando o pH da urina está em torno de 6,4 pH, ou seja, ligeiramente ácida.
Subindo para valores acima de 7,0 o teste de pH indica que o sistema está com reação excessivamente alcalina predispondo aos indesejáveis depósitos de cálcio e matérias terrosas.

Recomendação:

Afirma o doutor Jarvis, que três ou quatro meses é o tempo necessário para a atuação maravilhosa do vinagre de maçã natural sobre o sangue, purificando-o e dissolvendo o excesso de cálcio, e desobstruindo todos os canais e articulações do corpo.

Referência

  • Livros do autor:
    Folk Medicine: A Vermont Doctor's Guide to Good Health (1958). New York: Holt.
  • Arthritis and Folk Medicine (1960) New York: Holt, Rinehart and winston