domingo, 16 de outubro de 2011

Satya - Segundo Yama


Veracidade.  Não mentir. Palavras e pensamentos em conformidade com os fatos.
Praticar satya significa ser honesto com nós mesmos e com os outros. Significa ter coerência em nossos sentimentos, pensamentos, palavras e ações.
A verdade é aquilo que todo o homem precisa para viver e que ele não pode obter nem adquirir de ninguém. Todo o homem deve extraí-la sempre nova do seu próprio íntimo, caso contrário ele se arruina. Viver sem verdade é impossível. A verdade é talvez a própria vida. “Franz Kafka, in 'Conversas com Kafka'”


 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 SATYAMEVA JAYATE ( SOMENTE A VERDADE VENCE ) – escrito da bandeira da India

 

 

Um conto indiano para ilustrar o quanto é importante ficarmos atentos para discernir entre a realidade e a ilusão, entre a verdade e a mentira.

O elefante irreal.
Uma vez, um yogi vivia numa densa floresta com seus discípulos. Ele ensinava o desapego e repetia incessantemente para os estudantes que o mundo manifestado é pura ilusão, que a natureza é uma miragem e que somente o Ser tem existência real. 
Um dia, um elefante furioso e faminto atacou a ermida onde eles moravam. Todos os praticantes, junto com o professor, se refugiaram no alto de uma grande árvore enquanto o elefante se refestelava no estoque de arroz deles. 
Quando o animal foi embora, um estudante bastante perspicaz perguntou ao mestre: “Sempre aprendemos de você que o mundo é ilusório e que não tem existência real, mas não pude deixar de observar que, quando fomos atacados pelo elefante, você se refugiou junto conosco no alto da árvore. Se de fato o mundo é ilusório, não bastava ter ficado quieto no lugar enquanto a ilusão do elefante passava?” 
O mestre, sem perder a pose, respondeu: “Olha, nós sabemos que o mundo é uma ilusão, mas o elefante não sabe. Por isso, tive que fugir junto com vocês”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário